Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Desembargadora repreende advogados por erros de português em petição

há 12 anos

Erros de língua portuguesa nunca são bem recepcionados, é verdade. No entanto, quem é profissional do direito é especialmente exigente com relação a isso. E com razão: saber lidar bem com a sua língua é o pressuposto (básico) para qualquer argumentação.

Todavia, devido ao ensino deficiente nas faculdades de direito, não é muito difícil localizar erros grotescos na prática forense.

Durante o julgamento de um recurso, ao se deparar com vários erros de português, a desembargadora Sirley Abreu Biondi do TJ/RJ não se omitiu: "Insta ser salientado que os advogados que assinaram as contra-razões necessitam com urgência adquirir livros de português de modo a evitar as expressões que podem ser consideradas como injuriosas ao vernáculo".

A peça continha erros claros de ortografia, como: "em fasse", "não aciste razão", "doutros julgadores" e "cliteriosamente", devidamente sinalizados e corrigidos pela magistrada.

A desembargadora não parou por aí e prosseguiu com a lição, mas dessa vez sobre o conteúdo jurídico da peça: "acrescenta-se ainda que devem os causídicos adquirir também livros de direito, à medida que nas contra-razões constam 'pedidos' como se apelação fosse, o que não tem o menor cabimento".

Mesmo depois de uma boa aula, os advogados não se deram muito bem: a magistrada negou provimento ao recurso.

  • Sobre o autorRespeito absoluto pelo cliente
  • Publicações1
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1921
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadora-repreende-advogados-por-erros-de-portugues-em-peticao/105039078

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 4 anos

Absurdos em petições, pareceres, sentenças, votos, acórdãos e discursos

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 2 anos

"Petição ruim": Juiz reclama de escrita de advogado e encaminha caso para OAB

Jusbrasil, Advogado
Notíciashá 12 anos

Desembargadora ensina português a advogados e pede que comprem livros com urgência

Espaço Vital
Notíciashá 14 anos

Erros de português em petições judiciais

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 8 anos

Termos em que, pede deferimento. Onde está o erro?

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Realmente, não tem cabimento um profissional poder atuar desta forma. Deveria have um exame da ordem periódico, aplicado a cada 10 anos. continuar lendo

Um profissional que trabalha diretamente com a elaboração de textos jamais poderia cometer erros assim. Ele tem que estudar é todo dia e não esperar 10 anos para o proximo exame. continuar lendo

É falta de comprometimento com a profissão. Se os advogados, que trabalham diretamente com elaboração de textos, não estão estudando, o que eles ficam fazendo ? continuar lendo

E minha habilitação para dirigir tem que ser renovada a cada 5 anos ... brincadeira isso! continuar lendo

Erros de portugues assim são inadimissiveis! continuar lendo